Jovens ganham plataforma virtual para participar mais da criação de políticas públicas

O Observatório Participativo da Juventude (Participatório), plataforma virtual criada para dar espaço à participação e mobilização dos jovens em torno de políticas de juventude, foi lançado em versão experimental no dia 17 de agosto, pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Aberto a todos que queiram participar de discussões para qualificar as políticas públicas, o espaço tem o objetivo de ampliar o canal de diálogo entre a juventude e o governo federal.

A abertura de um canal de diálogo na internet tem a vantagem de permitir que jovens que não fazem parte de conselhos e organizações sociais ou que não têm oportunidade de chegar até as conferências regionais e nacionais também participem das discussões.

Para fazer parte do Participatório, é preciso entrar no site do programa e se cadastrar. O que for debatido poderá contribuir para criação ou aperfeiçoamento de política pública ou leis, por exemplo. Ao longo dos debates o Participatório deverá organizar modelo semelhante ao das consultas públicas, em que um tema prioritário será trabalhado por um período determinado e sistematizado em um documento com os principais propostas que será, então, encaminhado ao governo.

De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, todos os assuntos que mobilizam a juventude são válidos no Participatório e podem ser propostos por seus integrantes, que devem respeitar os temos de uso definidos no site. Postagens com conteúdo ilegal ou em desacordo com os termos de uso não serão toleradas.

A versão lançada funciona experimentalmente – ainda não foi marcada a data de lançamento da versão definitiva. 

Endereço da plataforma: http://participatorio.juventude.gov.br/

Exibições: 79

Responder esta

Respostas a este tópico

A plataforma é uma excelente alternativa de participação da juventude, cabe agora o próprio jovem perceber a importância desse "espaço" e aproveitar a oportunidade para discutir de forma crítica, alternativa e criativa as políticas voltadas para os direitos e deveres juvenis.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço