Hora do Conto Hora do Conto é uma das atividades realizadas com as crianças e adolescentes do PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, que tem como objetivo contar histórias utilizando diferentes metodologias, envolvendo gestos e caracterização de personagens de forma que prenda a atenção das crianças e motive a participação de todos.

Além da Hora do Conto, muitas outras atividades são desenvolvidas no PETI, como aula de Inclusão Digital no Telecentro Comunitário, brincadeiras, esporte, teatro e filmes educativos.

No dia 24 de Fevereiro, a história contada por Renata Morais, bibliotecária municipal, foi “Branca de Neve e os Sete Anões numa Tribo de Indígena”, que narra o episódio onde Branca de Neve e os Sete Anões se perdem numa floresta, mas encontram uma tribo de índios que os abriga por imaginarem que a Branca de Neve fosse uma Deusa que havia retornado. Sabendo do engano, um dos índios a ajuda a fugir da tribo para que ela possa encontrar o seu príncipe e viver feliz para sempre.

“Faço a Hora do Conto porque eu gosto de me envolver com as crianças e tentar compreender um pouco do mundo em que elas vivem. Através da Hora do Conto, eu posso abordar temas da sociedade atual, a questão da cultura indígena, o meio ambiente, proteção dos animais e outros. É uma forma de despertar a imaginação das crianças e testar a capacidade de atenção e interpretação com relação à história contada. Durante o conto as crianças ficam atentas e curiosas com cada fala e ação dos personagens e, ao final, eles colocam vários questionamentos, perguntas e dúvidas, gerando assim uma discussão produtiva”, diz Renata Morais.

Exibições: 50

Responder esta

Respostas a este tópico

participar desse momento no PETI foi muito legal...e divertido...sendo que agora tambem estou trabalhando no PETI com a oficina de informática...as histórias contadas muitas vezes são inventadas pela bibliotecária, como é o caso dessa historinha...espero que esse trabalho continue e amplie cada vez mais suas ações...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2025   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço