GT de Esporte e Cidadania realiza audiência pública em Franciscópolis

Ontem, 19 de Dezembro, aconteceu em Franciscópolis a 1ª audiência pública realizada pelo grupo de trabalho Esporte e Cidadania, sendo a mesma uma ação proposta pela metodologia do Selo Unicef.

Todos os segmentos do governo municipal foram convidados a participar, além do conselho tutelar, conselho de direito das crianças e adolescentes e a sociedade civil.

Jucélia Ferreira, coordenadora do projeto Segundo Tempo e do GT Esporte e Cidadania iniciou o evento convidando a adolescente Helen Fernandes para cantar o Hino Nacional e os participantes João Ferreira, representante do poder público, Rômulo Kássio Gomes, secretário municipal de esporte, Petrina Ferreira, voluntária do movimento "Circuito de Esporte", Maria da Conceição Ferreira, respresentante da Escola E. Mª da Silva Rocha, Débora Oliveira e Neltinha Oliveira, comissão juvenil do selo unicef e Verany Luziana, vice-presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente fizeram a composição da mesa.

Jucélia apresentou para a assembléia o vídeo do unicef que mostra a importância do esporte na comunidade, mostrou também as fotos do Circuito de Esporte e Cidadania realizado no município tanto na cidade como nas comunidades rurais da Bananeira, Noretim, Bananal, Quebra-Coco, Ribeirão Santa Cruz e Noretão.

A presidente a Associação Comunitária da Bananeira, Maria Aparecida Azevedo, que veio a pé participar da audiência disse que "é muito importante a realização desse circuito nas comunidades e que possa acontecer muito mais vezes, antes só acontecia na zona urbana.

Verany Luziana, falou do direito de crianças e adolescentes à participação no esporte, ressaltanto a garantia desse direito no ECA.

Houve a apresentação de um teatro feito pelas crianças abordando o tema esporte e cidadania, mostranto como que o envolvimento com práticas esportivas contribuem para a saúde física como também no exercício da cidadania.

"E esse trabalho não significa somente formar atletas, mas discutir problemas sociais da nossa cidade, como as drogas, prostituição, gravidez entre outos", afirma Jucélia.

João Ferreira discutiu sobre o tema Inclusão do Esporte e Cidadania no Orçamento Municipal, ressaltando questões como a agenda orçamentária, onde é necessário ficarmos atentos quanto as datas de aprovação do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárial, sendo de fundamental importância a participação da sociedade, tanto para reinvidicar a execução da lei como no seu constante monitoramento.

Foram formados três grupos de discussão apresentando os desafios e dificuldades do esporte e lazer no município, as oportunidades e soluções e os próximos passos.

As principais dificuldades pautadas foram: diversidade das modalidades esportivas, falta de recursos e infra-estrutura para realização das atividades, falta de integração dos setores na construção e realização das atividades e incentivo ao esporte para crianças e adolescentes.

As soluções propostas pelos grupos entre outras foram: dar continuidade a realização de alguns programas esportivos que são estaduais e possuem um tempo definido de duração, desenvolver projetos municipais que contemplem o esporte, construção de quadras adequadas para as modalidades, contratação de profissionais, conscientização dos pais e maior divulgação da agenda esportiva do município através de um fanzine esportivo.

Próximos passos: levantamento diagnóstico da situação do esporte no município, elaboração de plano de ação por parte dos diversos segmentos municipais para o cumprimento da lei orçamentária e garantia da ampliação do esporte no município para crianças, adolescentes e jovens e cobrar do poder legislativo que exerça o seu papel fiscalizador.

Exibições: 203

Responder esta

Respostas a este tópico

Sabe Nelta?

A cada dia me orgulho e fico mais feliz com minha cidade e com o ceu povo.

Ei Rena!!! Também fico muito orgulhosa da nossa cidade...é pequena...e vamos realizando nossas ações...nossos compromissos...de uma forma muito séria e realista...a audiência pública foi um espaço de participação muito interessante e inovador para a nossa sociedade...e realmente houve uma discussão com propostas muito viáveis para a situação atual do esporte em Francis...parabenizo o grupo de trabalho de esporte e cidadania pela realização da audiência...e com certeza as outras secretarias estão se mobilizando e desenvolvendo as ações e ano que vem nosso fórum será um sucesso!!!

Meninas,

além de ficar muito contente com todas as ações que Franciscópolis tem realizado em pró da infância e adolescência, fico muitíssimo feliz de ver que sempre tem uma de vocês na realização e a frente dessas ações. Parabéns pra todas vcs. E Verany, gostaria de ter ouvido a sua fala!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço