Franciscópolis e Poté recebem bônus de desempenho do Programa Saúde em Casa!

O Programa Saúde em Casa foi lançado em abril de 2005 com o objetivo de ampliar e fortalecer o Programa Saúde da Família (PSF), estruturado a partir de equipes multiprofissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias.

A prioridade do Saúde em Casa é a promoção da saúde e a prevenção de doenças e o PSF é um importante aliado na concretização das metas estabelecidas pelo governo do Estado para garantir mais saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.

Receberem o bônus de desempenho os municípios que atingirem as quatro metas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde que foram:

  • Atingir 95% de cobertura vacinal tetravalente em crianças menores de 1 ano;

  • Atingir a meta anual de exame colpocitopatológico em mulheres entre 25 e 59 anos;

  • Sete ou mais consultas de pré-natal;

  • Equipe de PSF completa (médico, enfermeiro, técnico em enfermagem ou auxiliar e agente comunitário de saúde.

O monitoramento de cumprimento ou não das metas é realizado pelos programas como o PNI – Programa Nacional de Imunização, site Viva Mulher que pode ser acompanhado pela população, CINASC - Sistema de Informação sobre Nascidos Vivo e pela GRS – Gerência Regional de Saúde.

O bônus pode ser gasto para a aquisição de material permanente para as Unidades Básicas de Saúde/UBS, construção ou reforma das UBS em imóvel público, ações educacionais e prêmio por desempenho às Equipes de PSF, no valor máximo de 50% do montante recebido pelo município.

Franciscópolis que possui duas Equipes de Saúde da Família recebeu o bônus no valor de R$ 8113,14 e o município de Poté com cinco Equipes de Saúde da Família recebeu o bônus no valor de R$ 20282,85.

A secretária municipal de saúde de Franciscópolis, Valéria Abrantes, diz que “o município vem trabalhando muito na saúde pública e na prevenção e que agora vamos focar nas ações do SELO UNICEF, que só tem a contribuir com o nosso compromisso com a saúde das crianças e adolescentes.”


Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/politicas_de_saude/programa-saude-em-casa

Exibições: 37

Responder esta

Respostas a este tópico

estamos muito felizes com essa conquista do nosso município e da cidade de Poté tambem...

Uhuuuuuuuu! Parabéns às duas cidades! 

A população, principalmente as crianças e adolescentes agradecem!

Continuem nesse caminho!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2025   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço