Franciscópolis e Malacacheta promovem intercâmbio de jovens

Esta acontecendo um intercâmbio entre os jovens mobilizadores do SELO UNICEF de Franciscópolis e Malacacheta para a realização mensal do monitoramento do plano de ação.

No dia 14 de março houve o monitoramento do plano de ação do município de Franciscópolis e, no dia 17 de março, houve o monitoramento na cidade de Malacacheta.
Os jovens que compõem o grupo de monitoramento em Franciscópolis são Neltinha Oliveira, Renata Moraes, Débora Oliveira, Larissa Camargos e Ranielly Alves e, em Malacacheta, são Leandro Silva e Diego Brasil.

A metodologia de trabalho da equipe inicia com o estudo de todas as ações, analisando o seu cronograma e seus responsáveis. Depois é elaborado um documento onde é inclusa a descrição da ação e disponibilizado um espaço em branco para que as entidades responsáveis relate os trabalhos realizados em prol daquela ação.
Nesse documento também há um espaço para anexo de relatórios, fotografias, atas, entre outros que comprovem o desenvolvimento da ação e estabelece um prazo para os jovens fazerem o recolhimento do documento preenchido.

Esse monitoramento procura investigar a situação de cada cidade no cumprimento do plano de ação. Aquelas que ainda não foram iniciadas e que o cronograma já está atrasado, o grupo procura investigar as razões pelas quais ainda não iniciou e estabelece uma data possível para começar a efetuar essa ação em um novo prazo marcado. A equipe retorna à secretaria para confirmar se o trabalho esta sendo concretizado.

Leandro Soares da Silva, adolescente de 12 anos da cidade de Malacacheta, está fazendo o acompanhamento constante de algumas outras ações do município, como a implantação de placas “Não Jogue Lixo” em áreas de lazer, áreas isoladas próximas a moradias onde futuramente serão implantadas lixeiras e melhorarias na coleta de lixo. Segundo alguns moradores da Comunidade Monte Cristo, só existe coleta uma vez por semana, sendo que no centro da cidade a coleta é feita duas vezes ao dia.

Leandro afirma que fazer parte do Comitê é uma grande oportunidade para a sua vida e para a sua cidade, pois permite que ele possa falar sobre a realidade da sua região, as dificuldades, além da possibilidade de propor soluções, principalmente no que diz respeito à falta de oportunidade e de oficinas profissionalizantes para os jovens.

Nessa primeira experiência do intercâmbio entre Franciscópolis e Malacacheta, a equipe afirma que foi possível ganhar mais forças para fazer cumprir o plano de ação. Por parte de algumas secretarias, há a falta de interesse e comprometimento com o SELO UNICEF e, por isso, as comissões não estão sendo bem vistos por alguns. É preciso haver um maior engajamento do gestor municipal como, por exemplo, reunir sempre com seus secretários e fazer cobranças, colocar o SELO UNICEF sempre em pauta.

Exibições: 63

Responder esta

Respostas a este tópico

bom galera... esta sendo uma experiência muito produtiva fazer esse intercâmbio...mas as vezes é cansativo e desanimador...deparamos com várias situações complicadas. Nós sabemos que existem os problemas, mas temos que acreditar que existe solução e que somos capazes de resolvê-los ou pelo ao menos tentar...

mas nem todo mundo acredita...mas tenho a alegria de dizer que nosso grupo acredita...

Muito legal esta troca...

Assim que puder, quero participar de um deste encontros!!

 

Neltinha e todos dos grupos mobilizadores,

primeiro gostaria de parabenizá-los pela iniciativa. Me emociona muito saber que vocês têm tanta garra e determinação para lutar pela melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dos municípios. Informo que enviamos a todos os prefeitos dos municípios inscritos no Selo uma carta solicitando apoio às Comissões Pró-Selo e Articuladores locais na implementação das ações previstas nos planos de ação.

Esta iniciativa de Franciscópolis e Malacacheta é um belo exemplo para os jovens de todos os municípios do Semiárido.

Continuem na luta e se precisarem de alguma ajuda, estamos sempre à disposição.

Um grande abraço a todos.

Obs: Neltinha, incentive o Leandro a criar um perfil na Rede de Jovens.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço