Franciscópolis sedia a 25ª Copa do Brasil de Futebol de Base

Por Neltinha Oliveira, Renata Morais e Verany Luziana

Durante oito dias, no período de 08 a 15 de Janeiro estará acontecendo em Franciscópolis a 25ª edição da Copa do Brasil de Futebol de Base.

Esse evento abrange estados do Nordeste e Sudeste do Brasil e outros países.

 

Em Minas Gerais essa copa já aconteceu nos municípios de Poté, Turmalina, Minas Novas, Aricanduva, e 2012 em Franciscópolis com a presença da delegação de Assunção do Paraguai.

 

Segundo Calixto Felix, coordenador geral, a Copa do Brasil é um evento sociocultural realizado a mais de 20 anos no país, traz uma grande contribuição para a cidade afitriã, por que movimenta o comércio local, a área de hospedaria, além de promover uma troca de experiências e de cultura.

 

Ele explica que a realização dessa copa em Franciscópolis foi possível devido a participação do município na edição do ano passado em Aricanduva, onde o Prefeito Municipal, Nilton dos Santos, o treinador, Jaime da Costa e o preparador fisico, Rildo Brito de Meira demonstraram interesse em trazer o evento para Franciscópolis.

 

Marcélia Mangabeira Bonfim, coordenadora de eventos da cidade, disse que o município se mobilizou para atender todas as especificidades solicitadas pela coordenação geral, que inclui alojamentos adequados e adpatados e infraestrutura de uma forma geral de suporte para todos os participantes. Ela explica que terá a presença dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

 

Para a abertura do evento que será no dia 08 de Janeiro às 9:00 horas, esta sendo organizado pela professora Marlaily Mangabeira uma apresentação coreográfica pelas crianças e adolescentes. “Será uma abertura simples dentro do que os nossos artistas tem para oferecer da melhor forma possível”, disse Marcélia.

 

Rildo Brito de Meira, coordenador do projeto Promoçao a Saúde e preparador físico das equipes de Franciscópolis, disse que o incentivo ao esporte para crianças, adolescente e jovens é muito importante, quem pratica esporte esta longe das drogas e da prostituição.

“Antes aqui em Franciscópolis havia muitos meninos e meninas nas ruas, o sendetarismo era comum e hoje isso já mudou bastante. Vejo o esporte como uma forma de transformar crianças em adultos bons cidadãos.” Ele afirma que esse ano a equipe de Franciscópolis esta melhor, com mais experiência e mais capacidade para apresentar um bom futebol.

 

O treinador, Jaime da Costa, disse que Franciscópolis competirá em quatro categorias, sub 11 com 40 meninos, sub 13, sub 15 e sub 17 com 30 meninos cada.

“Preparamos as equipes para apresentar bem, hoje temos condições de participar de igual para igual com qualquer outra equipe, porém não focamos o favoritismo, a vitória é vista como uma conquista saudável do nosso trabalho.”

Jaime ressalta que: “nos treinamentos cobro muito o desempenho escolar. Hoje alguns pais me param nas ruas e me agradecem por ter contribuído com a formação dos seus filhos. Eu cobro dos meninos se estão fazendo o dever de casa, como estão as notas na escola, adolescentes que fumavam e pararam de fumar, por que eu me preocupo com isso e cobro deles.”

 

 

Exibições: 90

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal demais essa Copa. Não conhecia, mas já achei a ideia super bacana. Franciscópolis vai bombar. Vcs podiam aproveitar o movimento maior na cidade pra fazer um TV de Rua caprichado.

Valeu pela idéia Drica, vamos esperar a contribuição da natureza e assim que parar as chuvas vamos planejar um TV de Rua sim.

Com certeza Renata...assim que o tempo firmar...faremos vários TV's Rua e Rural também...e a copa de futebol esta sendo muito legal...mexendo com as emoções da galera....

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço