Franciscópolis realiza Fórum de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Pelo Pólo da Rede de Jovens de Franciscóplis

O dia 18 de Maio que é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em Franciscópolis com dois movimentos, uma passeata realizada pelo Espaço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, antigo PETI, e um Fórum organizado pelo CMDCA, Conselho Tutelar, PAIR, Grupo de Jovens JUPASC e CRAS, onde discutiu-se e estabeleceu propostas a respeito do tema.


O Fórum teve a participação de aproximadamente 40 pessoas, com representantes da escola Municipal Vicente Macedo e Estadual Maria da Silva Rocha, da secretaria municipal de saúde, da assistência social, da sociedade civil, mães, prefeitura, adolescentes e jovens.


A realização do Fórum estava proposta no Plano de Ação do SELO UNICEF do município.
No primeiro momento a jovem, Neltinha Oliveira, falou da Edição do SELO UNICEF e das ações que o município vem realizando desde 2009. Explicou ainda da realização do II Fórum Comunitário que acontecerá no dia 30 de Maio onde toda a população irá avaliar as atividades apresentadas que foram propostas dentro do I Fórum Comunitário. Falou ainda da Rede de Jovens Comunicadores que é um espaço de participação política onde os jovens do semiárido trocam experiências e escrevem sobre os seus municípios.


Em seguida Vilmara Moreira, presidente do CMDCA e Amanda Silva, psicóloga do CRAS, trouxeram esclarecimentos sobre a temática "Proteção Integral" destacando os tipos de violências, que podem ser domésticas, físicas, psicológicas, ameaças entre outras e suas consequências.


Robslene Aparecida, Conselheira Tutelar, falou da situação da infância e da adolescência em Franciscópolis. Esclareceu da dificuldade que o conselho encontra para trabalhar devido a falta de denúncias. "As pessoas são negligentes e não denunciam. Quando vamos investigar casos que são verídicos, elas omitem e falam que não sabem de nada e sem a denúncia o conselho não pode agir."


Kênia Moreira, coordenadora do PAIR - Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto juvenil no Território Brasileiro, reforçou a importância da sociedade sensibilizar e denunciar. "Quando sabemos e não denunciamos estamos sendo criminosos e aceitando que o problema permaneça."


Em seguida foram formados grupos temáticos que discutiram problemas e propostas e ao final escolheu duas como prioridades que comporão o plano de ação do CMDCA.
O principal problema diagnosticado pelas discussões foi a negligência familiar e da sociedade e como propostas ficaram estabelecidas a capacitação das famílias com crianças que já sofreram algum tipo de violência ou que estão em condição de vulnerabilidade e a realização de campanhas constantes de sensibilização da sociedade.


Ter uma equipe psicossocial dentro da escola para capacitar os professores e também realizar um trabalho com os alunos e inseri-los em projetos municipais envolvendo esporte, cultura, lazer entre outros.

Exibições: 206

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom pessoal primeiramente gostaria de apresentar para vocês a Renata Rodrigues, a mais nova participante do pólo da Rede de Franciscópolis...Seja muito bem vinda querida, temos muito trabalho pela frente e isso é perfeito...rsrsr...

O fórum foi um movimento simples e perfeito com discussões muito proveitosas e necessárias. Os principais focos das discussões giraram em torno da família que é a referência para a criança e que a cada dia não esta sendo um ambiente saudável... É preciso então, capacitar a família, educar a família, com princípios voltados para os valores, para a ética e para a moral...

E proteger a criança!!!

Mt legal! A minha cidade não realizou nenhuma paciata, reuniao, ou qualquer tipo de manifestação que eu saiba. Mas parabens franciscopolis...Lembro de quando a minha banda começou, foi justamente em 2006, no dia de combate a exploração sexual. Eu tinha 13 anos, a brincante de casinha da entidade conacreje pediu pra mim compor uma musica sobre este tema. Eu nunca tinha composto nada em minha vida, compus a musica e apresentamos numa mobilização que teve na rodoviaria e assim começou a banda, GRAÇAS A ESSE DIA. DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço