A partir da terça-feira, dia 27 de julho, ocorreu as exposições de pintura, cerâmica e fotografia, no Mercado Municipal de Padre Paraíso . A exposição mostra o trabalho de vários artistas da região e enriquece ainda mais a programação do 28º Festivale.

Entre as obras da exposição, um quadro pintado pelo artista Gildásio Jardim, da cidade de Padre Paraíso/MG , vencedor da arte do Festivale 2010, foi recorde de audiência e polêmica. A obra “A santa ceia democrática é baseada na famosa pintura de Leonardo da Vinci, “A Última Ceia”, que retrata a última ceia que Jesus Cristo compartilhou com seus apóstolos antes da sua morte.

O quadro de Gildásio é polêmico porque une elementos santos com elementos da modernidade e mostra Jesus Cristo compartilhando a mesa com figuras que causam estranheza, como prostitutas, homossexuais, islâmicos, negros, índios, cangaceiros e magos.
O artista acredita que sua obra faz uma reflexão sobre a capacidade das pessoas lidarem com as diferenças e respeitá-las. “Nós somos criados para julgar inferiores todos os homossexuais, prostitutas, negros. Será que Jesus discriminaria essas pessoas? É preciso ser grande demais para lidar com as diferenças”, disse Gildásio.

Para algumas pessoas, que visitaram a exposição, a obra não tem a intenção de refletir as diferenças, mas de afrontar à religião cristã e de ser uma referência infeliz à obra de Leonardo da Vinci. Ao lado do quadro de Gildásio foram anexados alguns recados contra a obra e outros de apoio à proposta do artista.



Exibições: 967

Responder esta

Respostas a este tópico

Particularmente eu adorei o quadro, apesar da polêmica, eu apoio o Gildásio por passar essa mensagem de respeitar as diferenças.
Amanda, poste uma foto pra que a gente possa ver o quadro!
O quadro é muito interessante e a provocação do pintor também...Ao ver o quadro você pensa que é uma grande afronta à Igreja Católica...Mas a obra vem tipo que, quebrar o paradigma e o normalismo que a pintura da santa ceia representa...Precisamos refletir sobre o atual contexto em que se encontra a nossa sociedade hoje e isso é interessante...
adorei a obra!!!
o mundo precisa refletir sobre mensagens polêmicas para que possamos aprender a lidar com as modernizações!!
O artista foi muito inteligente.
Não há meios mais interessantes de fazer a população refletir sobre as diferenças do que tocar no "ego religioso" dela.
A religião não pode está acima das diferenças, Isto é fato.
A arte tem q cumprir o seu papel de fazer o homem refletir sobre a realidade.
Parabéns Gildásio.
Vejamos...
Realmente, concordo com todos vocês e com o autor do quadro que é necessário aprendermos a respeitar as diferenças.
Entretanto, penso que polêmica traz divisões. E grande parte das pessoas que virem este quadro, não terão a atenção voltada para o respeito às diferenças, e sim o foco central será a Difamação da Fé Cristã.

Assim como o autor, também acho que Jesus procurou durante toda a sua vida RESPEITAR às diferenças [Ele sentou-se à mesa com o cobrador de impostos, Ele conversava com prostitutas, Samaritanos (mesmo sendo judeu)].

O engraçado é que nem todos acreditam no que está na Bíblia. Sendo assim como saber que isso é verdade? E outra: se isso é verdade, consequentemente também é verdade que em momento algum Jesus foi CONIVENTE com os "erros" cometidos por aquelas pessoas, tanto é que sua frase principal era: "Vá e não peques mais..."

Entederam? Jesus não era CONIVENTE e nem CÚMPLICE do que era feito, mas ao mesmo tempo ele jamais utilizava de CONDENAÇÕES...

Resumidamente, este quadro, ao tratar de toda esta "modernidade", traz UMA BOA IDEIA disfarçada com um fundo que, inevitavelmente vai contra o que está explícito na Bíblia. Pois esta pintura mostra Jesus como CONIVENTE e CÚMPLICE do que as pessoas estão fazendo na própria "Santa Ceia".

Imagino que a intenção do autor tenha sido mais pra crítica social do que para a "crítica religiosa", pois apoio e muito toda e qualquer manifestação social em busca de igualdade. Todavia, detesto toda e qualquer CRÍTICA RELIGIOSA, pois todos nós temos o direito de crer numa religião ou em outra.
Eu como cidadão possuidor de direitos e deveres procuro respeitar a religião ou crença das demais pessoas, independente de qual for; assim como quero que respeitem minha religião ou minha crença, independente de eu ser cristão, islã, budista, hindu, xamã, espírita ou ateu.

E é por isso que eu compreendo o sentimento de revolta e incoformidade daquelas pessoas que viram o quadro e interpretaram mais como algo OFENSIVO àquilo que creem do que algo EDUCADOR.


Atenciosamente, Kelvin Inácio
Realmente o quadro é bem polêmico e levariamos até anos para discutir todas as questoes que possam ser levantas apartir dele.

Gildásio foi bem criativo e gostria que ele postasse um comentário sobreo mesmo.
Bem.. Eu não gostei!
Não estou descriminando, nada disso mas acho uma falta de respeito.
é necessário aprendermos a respeitar as diferenças.

Muito legal adorei parabéns.

Gildásio continue assim;

eu adori..

é preciso aprendermos a lidar com as diferenças...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço