Encontro de Comunicadores da Rede de Jovens do Semiárido Mineiro em Franciscópolis

Pelo Pólo da Rede de Franciscópolis 

Aconteceu na cidade de Franciscópolis nos dias 12, 13, 14 e 15 de Abril um encontro de comunicadores que reuniu os três pólos da Rede de Jovens que estão situados nos municípios de Franciscópolis, Itaobim e Pedra Azul e contou também com a presença da Oficina de Imagens de Belo Horizonte.

O objetivo do encontro foi rever o planejamento da Rede que foi elaborado em Jequitinhonha no ano passado adequando as ações dentro das possibilidades de cada pólo.

No dia 12 foi feito um diagnóstico de todos os trabalhos desenvolvidos pelos pólos e percebeu que muitas ações foram realizadas porém com pouca divulgação dentro da Rede.

Foram colocadas algumas questões para discussão como por exemplo, a importância da Rede na vida de cada comunicador, como se dá a participação tendo em vista as ocupações e responsabilidades de cada jovem.

No dia 13 foi feito o replanejamento da Rede onde algumas ações foram mantidas outras reformuladas e algumas removidas.

Abaixo o planejamento dos pólos:

  • Buscar novas fontes confiáveis e anexá-las ao banco.
  • Produzir pelo menos uma nota por semana com diversidade de assuntos e com comentário de todos.
  • Organizar síntese das principais notas do mês em um boletim e disparar pelo aviso geral e nas demais redes sociais.
  • Atualizar e movimentar a comunidade da rede no Facebook direcionando as pessoas interessadas para o Ning
  • Produzir três vídeos temáticos trimestrais, com participação dos pólos, abordando um tema em específico. Primeiro tema específico: Migração jovem.
  • Criar parcerias com ONG’s, grupos e outras redes.
  • Escrever projetos para captação de recursos.
  • Mensagem de boas-vindas no perfil do novo usuário;
  • Realizar duas pesquisas coletivas por ano, com temas relacionados aos objetivos da rede.
  • Realizar ações de mídia tática.
  • Levar os assuntos discutidos na rede para espaços de participação.
  • Compartilhar informações e experiências realizadas pelos jovens na rede;
  • Cobertura Festivale
  • Realizar encontros virtuais dos membros da rede.

No dia 14 e 15 foi realizada a Oficina Memórias Imaginárias com Carlos Henrique Falci, Kaká, onde o objetivo é produzir histórias das cidades a partir das vivências das pessoas. Em Franciscópolis os jovens saíram para as ruas entrevistando as pessoas sobres as memórias, os acontecimentos, cheiro e som que eles possuíam da praça da matriz, da Avenida Presidente Kennedy e da praça da Rua Sebastiana Carvalho.

A comunicadora Neltinha Oliveira, do pólo de Franciscópolis, disse que “a oficina trouxe uma ideia muito interessante, que é conhecer outra história da nossa cidade que foge ao tradicional. Não poderia imaginar que existissem tantos fatos, tantos acontecimentos legais e esquisitos. Isso torna a história mais parecida com o seu povo. E com certeza daremos continuidade ao projeto, contando e imaginando as histórias de Franciscópolis.”

Link para acesso a uma das histórias: http://www.youtube.com/jupascjovensunidos

“Organizar os pólos em outras cidades é uma estratégia para descentralizar a administração da Rede e o propósito é criar outros pólos e ampliar sua ampliação”, afirma Willian Santos do pólo de Pedra Azul.

A jovem Verany Luziana, da cidade de Franciscópolis, disse que “o encontro dos pólos foi muito importante, mostrou que a Rede vem crescendo e se fortalecendo, transformando em um veículo de comunicação indispensável para o semiárido. Traz uma contribuição muito grande pois é um espaço aberto de discussão e troca de informações entre os jovens.”

 

 

Exibições: 204

Responder esta

Respostas a este tópico

O encontro da Rede aqui em Francis foi muito bacana...A questão da localidade foi interessante também, primeira vez que acontece um encontro da Rede aqui no Vale do Mucuri...

Estamos juntos nesse movimento...Vamos nos MOBILIZAR...

Saudades da galeraaaa...

Foi muito importante realizarmos esse encontro para refletirmos e avaliarmos nossas ações. Os jovens Comunicadores não param, muita coisa bacana foi realizada pelos Polos desde o Encontro de planejamento no Festivale...

Sem falar do prazer que foi conhecer Fransciscopolis..."Mobilidade pelo Mundo"

Continuemos nossa caminhada..MOBILIZAÇÃO E AÇÃO!

Isso aí Danúbia...MOBILIZAÇÃO E AÇÃO! 

Estamos juntos nessa...

mídia tática sempre estamos juntos em todas as acoes....estaremos juntos em breve valeu ai turma to com saudade.juntos somando forças..

Muito bacana o Encontro. ALém de reencontrar a galera, foi a oportunidade de entrarmos em contato com novas experiências e retraçar estratégias!!

VAmos lá galera!

Eu achei muito interessante,inclusive as reuniões que participei...

Gostei de todas as propostas. Saudades da galera !!!!

POSSUIDO...

Uma pequena correção na Matéria, meninas!

Na minha fala não é "ampliar a ampliação" e sim "Ampliar a atuação". No mais a matéria ficou ótima, parabéns!

Will obrigada pela correção e desculpe- nos pelo erro.

Estamos juntos neste tarabalho de mobilização, transmissão e produção de informações.

Parece que o encontro foi muito proveitoso para os participantes e também para complementar a atuação dos núcleos de cada município. O trabalho com os jovens, dos jovens e para os jovens é muito importante para a formação do carater do mesmo, além de expandir os horizontes.

Falou e disse Ró.

O encontro foi, realmente, enriquecedor. Nos organizamos para melhor desempenhar o nosso trabalho e aumentar a produção de informações.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço