Dia da Juventude Comunicativa em Franciscópolis

Pelo Pólo da Rede de Jovens de Franciscópolis

O Dia da Juventude Comunicativa ou Dia “C” em Franciscópolis foi marcado com várias intervenções, panfletagens, roda de conversa e TV de Rua. Muitas pessoas puderam participaram e contribuir com suas opiniões.

“Achei super interessante essa data do Dia “C” e que bom que na nossa cidade teve jovens preocupados com esse debate e trouxeram essa reflexão de uma forma muito interativa para a população, principalmente, nas escolas” disse Leandro Figueiredo, jovem integrante do Pólo da Rede de Franciscópolis.

Intervenção com Jornal Andante e Panfletagem nas Escolas

O Jornal Andante foram uma das estratégias de abordagem utilizada pelos jovens articuladores do Dia “C” em Franciscópolis. A intervenção aconteceu nas Escolas Estadual Maria da Silva Rocha e Municipal Vicente Macedo nos turnos matutino e noturno.

O Jornal trazia os seguintes questionamentos: “Você diz o que pensa? Por quê?” e “A televisão mostra a nossa realidade? Por quê?”. Na primeira pergunta a intenção foi provocar uma reflexão nos alunos e professores sobre sua liberdade de expressão no ambiente de trabalho, na família, na vida pública e política. Para a maioria dos participantes nem sempre é viável dizer o que se pensa por questões éticas. 

“Percebeu-se que os participantes interpretaram a intervenção por um lado relacional e pessoal e não no campo da participação política que ainda é incipiente para a maioria dos jovens” observa Renata Morais durante a roda de conversa.

Já na segunda pergunta o objetivo era provocar uma reflexão sobre o conteúdo dos principais canais de televisão do Brasil, se condiz com a realidade a qual estamos inseridos e questionar sobre a credibilidade das informações que são veiculadas, principalmente, sobre a juventude. Para os participantes a grande mídia veicula o que é de interesse próprio e não contribui para a diversidade de opiniões.

Em entrevista o professor Osíres Lopes Amaral disse que “a TV aliena as pessoas, tornando-as consumistas, destruindo o diálogo das famílias.”

O incentivo ao consumismo foi muito colocado no Jornal Andante. Muitos dos participantes vêem a televisão não como interesse público, mas privado e por isso ela visa lucro.

Na Roda de conversa que aconteceu no Telecentro Comunitário, os jovens discutiram sobre os limites da liberdade de expressão dos próprios alunos dialogarem com a política que rege a educação da sua escola, falaram sobre as consequências da liberdade que provoca a perseguição política e às vezes fere a liberdade das outras pessoas.

Além do Jornal Andante foi realizado nas escolas panfletagem do material enviado pela RENAJOC contendo informações da Rede Nacional e o adesivo “Solte o Verbo no Dia “C””

TV de RUA discutindo Democratização da Comunicação

Democratização da Comunicação foi o tema representado em vários vídeos expostos pelo TV de RUA em Franciscópolis.

O vídeo "Levante sua Voz" do Intervozes colocou para os telespectadores a questão da dominação e do controle dos meios de comunicação por algumas poucas famílias brasileiras. A dificuldade das pessoas terem acesso a formas de veiculação de informação. “O vídeo é muito interessante! Ao lutarmos pelo direito a comunicação, não estamos questionando somente ao fato da liberdade de expressar, de falar, mas também de termos acesso aos meios de transmissão da nossa informação” afirma Débora Oliveira participante do TV de RUA.

Muitas pessoas participaram do debate em praça pública colocando, principalmente, questões como a influência das novelas na nossa cultura, da imposição de uma beleza estética e do exagero de propaganda comercial.

Como parte da intervenção do TV de RUA, vários panfletos foram pendurados nas árvores da praça com frases e desenhos questionando a concentração dos meios de comunicação no Brasil.

Bonecão da Comunicação

O bonecão da comunicação foi construído pelos alunos do Telecentro Comunitário e ficou exposto na praça principal da cidade. “A intenção é que as pessoas ao ler as frases possam pensar sobre a necessidade de democratizar os meios de comunicação no sentido de que passem a defender o interesse público e que dêem espaço para as mais diversas culturas e movimentos do país” disse Suely Souza, educadora do Telecentro de Franciscópolis.

Algumas frases colocadas pelos alunos chamaram muita atenção como “Quero ver Franciscópolis na Televisão”, “Chega do cabelo do Neimar”, “Ronaldo não precisa de ajuda para perder peso”, “Televisão vazia”, “Legalizem as Rádios”, “A mídia mente”, “Não sufoque minha Voz” entre outras.

Exibições: 541

Responder esta

Respostas a este tópico

Adorei....

ficou da hora !!!!!! como foi abordada esse tema sobre a comunicação jovem......... 

O Dia "C" em Franciscópolis foi muito legal!!! Houve a participação de várias pessoas...

Muito boa as intervenções...

Colocar em reflexão o nosso direito á comunicação e criar oportunidades e mecanismos para dar voz a população é um ponto central para avançarmos na "Democracia" de nosso país. Façamos nossa parte!

As intervenções estao ficando muito boas!Varias participacoes de pessoas da comunidade sem vergonha ou constrangimento de mostrar as suas ideias!E a juventude tomando o seu espaço!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço