Dia ''C'' em Mata Verde - Juventude Comunicativa

Pelo GAMOB-MV

A semana da juventude Comunicativa aqui em Mata Verde trouxe uma questão importantíssima para os jovens. Talvez uma interrogação que muitos nunca se fizeram. ‘‘Eu sou livre?’’, ‘‘Quem decide, eu ou a sociedade?”

Ocorreu de forma gradativa. Iniciamos com questões simples, usando a rede social facebook, depois fazendo o jornal andante e finalizando com a TV de Rua, com um tema predominante, ‘‘LIBERDADE DE EXPRESSÃO, EXISTE?’’ Apesar de o retorno ter sido muito positivo, tivemos muitas respostas que mostraram uma realidade diferente, onde a liberdade de expressão é apenas uma expressão.

Jornal Andante na EEMV

Expomos na TV de Rua, entrevistas que colhemos ao longo da semana. Conversamos com educadores, alunos adolescentes e pessoas que encontramos durante o trajeto que o GAMOB fez em busca de opiniões. As respostas que obtivemos nos mostrou uma ideia mais clara do que realmente seria a liberdade, que acima de tudo o respeito é peça chave para alcança-la.

‘‘Muitas pessoas não respeitam as diferenças, e a diferença é fundamental. ’’ Disse a professora Christianne em uma das entrevistas.

TV DE RUA NA PRAÇA DO MERCADO

Já no jornal andante, uma das intervenções usada na SEMANA DAS JUVENTUDES em Jequitinhonha, foi uma novidade bem aceita entre os jovens de Mata Verde. A principio houve certa curiosidade dos jovens, por não saberem do que se tratava, mantiveram-se distantes com olhares confusos, em seguida se aproximaram e enfim puderam ser questionados com uma explosão de perguntas intrigantes.

‘‘Nunca tinha me perguntado isso’’ disse Julivete Silva, intrigada!

Jornal andante

Foi muito gratificante ver a juventude em peso participando. Firmamo-nos severamente no conceito de comunicação saudável para o crescimento sustentável da cultura brasileira. Em um dos relatos o qual achei muito interessante, uma das entrevistadas disse: ‘‘É muito mais difícil criar e educar os filhos hoje, já que a mídia usa e abusa de artifícios de alienação. ’’

Onde o fútil se torna útil e o útil lixo! 

GAMOB-MV

Exibições: 133

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns Galera de Mata Verde...Arrasaram no Dia "C"... Essa foi somente a primeira, vamos nos articulando pra fazermos muitas outras atividades conjuntas...

Fico feliz em ver o desdobramento de atividades da Semana das Juventudes nas cidades! Parabéns a galera pela iniciativa e continue firmes!

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço