No ultimo domingo, 30, Itaobim foi às urnas que elegeu os conselheiros tutelares 2013-2014. Coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), a votação foi realizada das 7 às 16 horas. Foram eleitos cinco titulares e cinco suplentes.
O órgão – O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, que faz parte do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Município (SGDCA). Tem a responsabilidade de garantir, proteger e defender os direitos dessa população. Exerce, ao mesmo tempo, a vigilância para proteção da infância e a própria proteção de direito, apurando as denúncias de violações.
Os conselheiros tutelares desenvolvem várias habilidades, como a interação com indivíduos, famílias, organizações, poder público e a comunidade em geral. Tais atividades devem ser desenvolvidas livres de preconceitos, atitudes discriminatórias, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em defesa da população infanto-juvenil.