Franciscópolis é uma pequena cidade situada no Oeste do Vale do Mucuri, soma-se, de acordo com dados do IBGE, 5745 mil habitantes. Contudo, as suas origens remetem a chegada das primeiras famílias que trouxeram os sobrenomes Campeiro, Quadros, Guardafi, Oliveira e Pego.
A economia baseava-se nas lavouras anuais e para subsistência, já o meio de transporte utilizado era o cavalo e todas as mercadorias eram carregadas em lombo de animais, principalmente, o burro.
Quando uma pessoa ficava doente procurava-se raizeiros e benzedores, porém, em 1956, o senhor Domício Caires instalou a primeira farmácia e ele também possuía instruções de como se fazia a aplicação de injeções.
A educação teve início com a chegada da senhorita Rita Guardafi que abriu as portas de sua casa para alfabetizar, gratuitamente, as crianças.
A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista, Frei Francisco, que também realizou as primeiras celebrações eucarísticas nessa terra.
Franciscópolis ou Cidade de Francisco, emancipou-se por plebiscito em 22 de dezembro de 1995 e, hoje, desponta como uma cidade acolhedora, de grande herança cultural e religiosa, provinda dos primeiros moradores.
Pertencer a essas terras é sinônimo de luta, amor patriótico, vontade de querer cada dia uma cidade melhor para todos! Parabéns Franciscópolis pelos seus 20 anos de história!
Comemorações do Aniversário de Franciscópolis!
A I Festa Cultural do Aniversário de Franciscópolis foi marcada por diversas apresentações dos grupos de cultura popular, cortejo de folias, apresentações dos artistas da terra e feira de comidas típicas.
As comunidades do Barreiro, Bananeira e Quebra Coco apresentaram as danças do Caboclo e do Quatro; a Jacutinga I, II e São Pedro dançaram o Catira e o Ricortado; a Santa Rosa apresentou o Vilão; a Lagoa Grande dançou a Jibóia e o grupo do seu Abel Tareco apresentou o Nove. Já encerrando as comemorações aconteceu um grande show com os artistas da nossa terra.
Cortejo das Folias de Reis...
Apresentações das danças populares...
Tags:
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2024 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por