Comemorações do Aniversário de Franciscópolis - 20 anos de história!

Breve Histórico

Franciscópolis é uma pequena cidade situada no Oeste do Vale do Mucuri, soma-se, de acordo com dados do IBGE, 5745 mil habitantes. Contudo, as suas origens remetem a chegada das primeiras famílias que trouxeram os sobrenomes Campeiro, Quadros, Guardafi, Oliveira e Pego.

A economia baseava-se nas lavouras anuais e para subsistência, já o meio de transporte utilizado era o cavalo e todas as mercadorias eram carregadas em lombo de animais, principalmente, o burro.

Quando uma pessoa ficava doente procurava-se raizeiros e benzedores, porém, em 1956, o senhor Domício Caires instalou a primeira farmácia e ele também possuía instruções de como se fazia a aplicação de injeções.

A educação teve início com a chegada da senhorita Rita Guardafi que abriu as portas de sua casa para alfabetizar, gratuitamente, as crianças.

A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista, Frei Francisco, que também realizou as primeiras celebrações eucarísticas nessa terra.

Franciscópolis ou Cidade de Francisco, emancipou-se por plebiscito em 22 de dezembro de 1995 e, hoje, desponta como uma cidade acolhedora, de grande herança cultural e religiosa, provinda dos primeiros moradores.

Pertencer a essas terras é sinônimo de luta, amor patriótico, vontade de querer cada dia uma cidade melhor para todos! Parabéns Franciscópolis pelos seus 20 anos de história!

 

Comemorações do Aniversário de Franciscópolis!

A I Festa Cultural do Aniversário de Franciscópolis foi marcada por diversas apresentações dos grupos de cultura popular, cortejo de folias, apresentações dos artistas da terra e feira de comidas típicas.

As comunidades do Barreiro, Bananeira e Quebra Coco apresentaram as danças do Caboclo e do Quatro; a Jacutinga I, II e São Pedro dançaram o Catira e o Ricortado; a Santa Rosa apresentou o Vilão; a Lagoa Grande dançou a Jibóia e o grupo do seu Abel Tareco apresentou o Nove. Já encerrando as comemorações aconteceu um grande show com os artistas da nossa terra.

                                                                                                                         Cortejo das Folias de Reis...

                                                                                                       Apresentações das danças populares...

Exibições: 327

Responder esta

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço