Capelinha sedia Encontro de Comunicadores do Vale

Capelinha sedia neste fim de semana o 2º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. Iniciado na sexta-feira, dia 1º, o tema do evento é “Acesso à Comunicação e Transformação Social do Vale” e é uma realização conjunta entre a Prefeitura de Capelinha, o Polo Jequitinhonha UFMG, o CriaSom e as ONGs Oficina de Imagens e Associação Imagem Comunitária (AIC). A primeira edição desse encontro aconteceu em janeiro de 2012, na cidade de Itaobim.

Durante o encontro, foram realizadas oficinas diversas. Dentre elas, Mídia Tática e Vídeo, que discutiram o Direito à Comunicação e como fazer essa comunicação por meio de mídias alternativas e baratas. As oficinas foram ministradas em dois turnos – manhã e tarde do sábado, dia 2 – pelos educadores Bruno Vieira, Danúbia Gardênia, Marcos Donizetti e Neltinha Oliveira. Pela manhã, na oficina de Vídeo, houve uma discussão sobre noções básicas de como se produzir um vídeo, voltadas mais para observações técnicas, e de como veicular e compartilhar nas mídias sociais. Em Mídia Tática, discutiu-se formas alternativas e acessíveis de se transmitir uma mensagem, usando os recursos que se encontrarem disponíveis e de como mandar um recado de forma até irreverente.

Na parte da tarde, com as duas oficinas integradas, foi proposta a realização de uma intervenção na praça principal da cidade, abordando as pessoas com perguntas relacionadas ao Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão. Caracterizadas de personagens circenses e atuando como repórteres de um telejornal, os integrantes chamavam a atenção de quem passava pela rua. Quem aceitava dar depoimentos era convidado a “entrar” na cabine de uma televisão feita com papelão, respondendo a perguntas da galera participante. Era uma espécie de “jornal andante”, com câmeras e repórteres se deslocando pelo espaço e interagindo com a população. O produto das oficinas será um vídeo mostrando como foi realizada essa intervenção na praça.

O 2º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha se encerra no domingo, dia 3, com a realização de grupos de trabalho com assuntos relacionados ao tema em discussão e um painel final, no qual as pessoas terão oportunidade de realizar um debate mais aprofundado.

Exibições: 133

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito legal participar desse trabalho... Compartilhar conhecimento, trocar ideias e usar de meios acessíveis para se fazer uma comunicação objetiva... As discussões provocadas foram muito produtivas... Comunique-se e informe-se...

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço