Abaixo-assinado Pela descentralização da UFVJM com campus em cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri!

Para:Presidenta Dilma Roussef, Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação

Há pelo menos dois séculos que o Vale do Jequitinhonha vive o circulo vicioso de migração-pobreza-migracão, conseqüência de um processo de absoluto abandono do Estado Brasileiro, seja aquele do Brasil Colonial ou do Brasil Independente. A expectativa de ruptura com tal processo histórico perverso nasceu das políticas sociais do governo Lula, particularmente com a instalação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nela, foram depositados os melhores anseios de um Vale com redução das desigualdades sociais, expansão do leque de profissionais capazes de atrair investimentos sustentáveis e de suprirem demandas tanto da iniciativa privada como da esfera pública, de modo a favorecer que esta última efetive suas políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento regional. 

Entretanto, a orientação do atual Governo Federal – instalação de pólos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em cidades de outras regiões - frustra todo o povo do Jequitinhonha e Mucuri, fazendo-o (re) experimentar o gosto amargo da indignação, o sentimento de desrespeito e de extração do que legitimamente lhe pertence para usufruto de outrem, tal como ocorreu com seus diamantes e ouro no Brasil Colonial. 

Com este horizonte, estamos mobilizados para que a nossa mais nova pedra preciosa – a UFVJM –se consolide e expanda no território para o qual ela foi originalmente criada: os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 
Se a sede da Universidade na região está em Diamantina, falta contemplar ainda as cidades pólos do Alto Jequitinhonha (Capelinha/Minas Novas), Médio Jequitinhonha (Araçuaí/Itaobim) Baixo Jequitinhonha (Almenara/Jequitinhonha/Pedra Azul). 
Este é um apelo racional: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deve pertencer à sua região. 
Esta é a nossa luta e convidamos você a dela participar, enfileirando-se conosco pelo bem do Jequitinhonha e Mucuri. 

Ao Governo Federal, à Reitoria da UFVJM e representantes políticos, solicitamos encarecidamente: deixe a nossa pedra preciosa consolidar-se nas terras que são as suas e refletir seu brilho nos olhos de sua gente. 

Pela descentralização da UFVJM com implantação de campus em cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri! 

Por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e comprometida com o desenvolvimento sustentável do Jequitinhonha e Mucuri! 

Pela participação popular nas definições do planejamento estratégico da UFVJM! 


Maria do Rosário Sampaio (Zara Sampaio) – Observatório Social do Jequitinhonha – (observatoriosocialdojequitinhonha.blogspot.com/) Capelinha- MG 

Albano Silveira Machado – Berilo/MG - Blog do Banu (blogdobanu.blogspot.com) 

Bernardo Vieira Silva – Minas Novas/MG – Blog do Jequi (blogdojequi.blogspot.com) 

Movimento Muda Capelinha - Capelinha/MG (movimentomudacapelinhamg.blogspot.com) 

Fernando Gripp – Diamantina/MG - Passadiço Virtual (passadicovirtual.blogspot.com) 

A Cidade Online – Capelinha/MG – (jornalacidadecapelinha.blogspot.com) 

Capelinha MG – (capelinhamg.blogspot.com) 


Aranãs FM - Capelinha - MG (www.aranasfm.com.br

Diário do Jequi – Almenara- MG - (http://diariodojequi.com.br/

Onhas do Jequi (onhasdojequi.zip.net) 

Blog Virgem da Lapa - Virgem da Lapa - MG (virgemdalapa.blogspot.com) 

Eric Renan Ramalho – O Ver o Mundo (http://www.overmundo.com.br/

Radar do Vale – Almenara – MG http://radardovale.blogspot.com/ 

Mundo Notícias -= Almenara – MG http://mundonoticias.com.br/noticias/baixo/almenara 

Rádio ARAI – Berilo – MG (http://www.radioaraifm.com.br/

Câmara Municipal - Berilo – MG camaraberilo@hotmail.com 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Berilo – MG 

Psiquiatra Julio Mares – Almenara – MG http://www.juliomares.blog.br

Valdeci Souza – Salinas – MG tribunadonorte@yahoo.com.br


Os signatários
Para Assinar o Abaixo assinado clique no link a seguir :http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N13546

Exibições: 221

Responder esta

Respostas a este tópico

Deivson...

É esta a discussão aberta. A UFVJM que foi criada para atender os dois vales, O Mucuri e o Jequitinhonha, não tem conseguido nem mesmo cumprir seu papel inicial, deixando a desejar com muitas cidades destas duas região. Concordo contigo, quando vc cita que esta instituição tem se tornado mais do Jequitinhonha do que do Mucuri. Por isso a importância de nós moradores destas região, protestar contra a expansão. Imagine-se só. Se uma universidade não está dando conta de atender estas duas regiões, imagine expandi-lá para outras regiões?

Temos que lutar para que inicialmente ela seja capaz de atender o Jequitinhonha e Mucuri, em sua totalidade e somente posteriormente abri o debate de expansão (Isto é, se isso for possível).

Eu já assinei lá em Almenara na Romaria da Água e da Terra que aconteceu no dia 28. Gente não deixem de assinar. É muito importante a colaboração de todos.
Bom galera essa discussão é muito interessante...Tive a oportunidade de assinar o abaixo assinado na 15ª Romaria das Águas e da Terra. Não conheço muito a realidade do trabalho da UFVJM com relação aos dois vales, mas acredito que os polos de extensão devem ser implantados nos municípios do Mucuri e Jequitinhonha. O Deivison colocou questões interessantes, o Vale do Mucuri está sempre muito apagado um pouco deixado de lado em vários aspectos políticos e culturais e isso me preocupa, aqui também tem uma juventude que anseia e luta por seus direitos, uma juventude engajada com movimentos políticos. Precisamos unir forças e fazer as nossas ideias aparecem também...mostrar que estamos aqui e sabemos o que queremos! Deivison gostaria de conversar mais com vc sobre esses assuntos...grande beijo

Saudações, 

 

atendendo brevemente aos pedidos de esclarecimentos, principio por  dizer que essas questões vem sendo debatidas no Facebook desde que a notícia veio a público, eu estou escrevendo um documento de síntese das questões levantadas, infelizmente divido o tempo com minhas obrigações, por isso, o texto ainda não está pronto mas assim que estiver posto aqui. A importância dessa mobilização já foi devidamente defendida ns postagens acima, mas para não deixar permanecermos sem uma resposta apresento nosso posicionamento: 

 

O grupo que se organizou para reivindicar a expansão da UFVJM para o vale é composto por militantes e membros da blogosfera do Vale, por isso, as reivindicações são todas em nome do Vale do Jequitinhonha. Obviamente, não desconsideramos a importância de o Mucurí também ser contemplado com tal expansão, porém, por motivos de estratégia, isto é, de não termos um amplo contato com as representações sociais do Mucurí não podemos fazer uma exigencia coletiva que abarcasse também aquela tegião, além disso, infelizmente, não temos conhecemos suficientemente a região para reivindicarmos em favor dela. Quanto a questão colocada sobre o fato de o Vale ter primazia nas reivindicações, creio que deve-se ao fato de em nossa região já haver um movimento articulado, embora tímido, que levanta-se de maneira unívoca contrariamente aos desmandos que afetam negativamente a nossa região. 

 

 

Nós, do Vale do Mucuri, devemos pegar carona com o pessoal do Vale do Jequitinhonha e articular movimentos como este. A sua idéia é muito legal Deivson, acredito que não seja difícil comunicar com o pessoal da reitoria da UFVJM, este é omomento para unirmos ainda mais e agirmos...
Saudações companheiros, além do abaixo assinado no formato virutal, estamos mobilizando gente pra correr abaixo assinado nas cidades no formato papel. A ideia é colher assinaturas nas escolas, igrejas, praças botecos e onde mais podermos para agregar gente a nossa causa. Já temos gente em várias cidades do Jequitinhonha  e estamos precisando de gente no mucuri também, além de outras cidades do jequitinhonha onde não foi possível entrar em contato com o pessoal. Gostaria de saber se vocês tem interesse em correr esse abaixo assinado em suas respectivas cidades e encaminhá-lo a outras?  os interessados, favor entrar em contato no email: eric.filosofia@gmail.com

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço