Os grupos de foliões com seus bois – de – Janeiros e Maria Teresas é sem dúvida uma das festas mais popular e aplaudida da cidade de Pedra Azul. As praças da cidade, por onde desfilavam os mesmos, se torna palco do encontro de pessoas de diferentes etnias, religião, idade e gostos. Mas algo em especial se destaca no meio de tanta gente: a festa das crianças com a passagem da Folia de Reis.

            Os pequenos correm, dançam, cantam, brincam enquanto acontece a festa. A aceitação deste público representa para a Folia de Reis muito mais do que um simples reconhecimento da cultura local, mas a certeza de “futuros espectadores”, segundo Girlande Souza, pai de uma das crianças presentes.

            Outro fato curioso. As crianças além de se alegrar com a passagem dos bonecos (boi e Maria Teresa) reproduzem miniaturas dos mesmos e brincam de folia de Reis. Os instrumentos musicais das brincadeiras são feitas de caixas de papelões, garrafas pets e litros de Catchup vazios, todos amarrados com uma corda ao pescoço.

“O boi –de – Janeiro e a Maria Teresa são muito legais. Acompanhei todos os dias e vim brincando com eles desde “lá de cima” ( Referência localização do bairro Plataforma, que fica situado em um morro na cidade)” Diz Waldeir da Silva de 12 anos.

 

 

                                                                                                           O Boi -de - Janeiro confraternizando com as crianças

 

FOLIA DE REIS – 3º dia:

 

            As manifestações do Boi – de – Janeiro seguem atraindo uma multidão de pessoas na cidade de Pedra Azul. No terceiro dia de manifestações, dia 03 de Janeiro, quem fez a festa na praça do Varandal foi o Grupo de Foliões do Bairro Bonfim, seguidos do Boi – de – Janeiro “Luan” e da Maria Teresa “Vanessa”.

           O grupo de foliões, um dos mais tradicionais da cidade, conta com 12 integrantes e há mais de uma década, mantêm viva a tradição da Folia de Reis. Segundo Gilvan, um dos líderes do grupo, “a tradição passa de pai para filho, para não deixar morrer.”

            Após passar pela Praça principal, os foliões seguiram para os bairros Paineiras e Timbiras, onde foram carinhosamente recebidos pelos moradores e retribuíram com uma animada e tradicional canção de domínio popular.  Mas foi na Avenida principal que aconteceu o fato mais esperado da Folia de Reis: O Encontro do Grupo de Foliões do Bairro Bonfim com o Grupo de Foliões do Bairro Conceição. Os dois grupos são alguns grupos mais populares da cidade e “pararam” a Avenida Antero de Lucena Ruas; Ambos os grupos protagonizaram um dos momentos mais festivos e alegres da Manifestação deste ano.

           Logo em seguida, os grupos voltaram para os seus bairros de origem para descansarem para o dia seguinte.

 

 

                                                                                                                                                         Boi – de – Janeiro “Luan”

 

 

Exibições: 267

Responder esta

Respostas a este tópico

eeeehhhh...que bacana...o envolvimento das crianças é interessante, por que vai passando para elas a tradição também...e aí nunca acabará a festa do boi de janeiro e nem da folia de reis..que alegria....

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2025   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço