79 municípios mineiros realizam Fóruns Comunitários e pleiteiam certificação do UNICEF

Sugestão de pauta 


79 municípios mineiros realizam Fóruns Comunitários e pleiteiam certificação do UNICEF


2º Fórum Comunitário será realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho

Etapa obrigatória para a conquista do Selo UNICEF, os Fóruns são momentos de avaliação das ações realizadas

Representantes do poder público e da Sociedade Civil participam dos encontros

Entre os dias 29 de maio e 1º de junho, 79 municípios do Semiárido mineiro realizarão o 2º Fórum Comunitário, última etapa da Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado. O evento é o momento em que as cidades participantes da iniciativa reúnem representantes dos diversos setores da sociedade para apresentar os resultados e desafios dos Planos de Ação elaborados a partir da metodologia do Selo a fim de contribuir para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

A especialista em Comunicação do UNICEF, Adriana Alvarenga, afirma que o Fórum é uma etapa fundamental no Selo UNICEF. "Esse é o momento em que representantes do poder público, das organizações da sociedade civil e dos responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes poderão avaliar os avanços obtidos em relação ao diagnóstico apresentado em 2009 pelos próprios municípios. Esta é a hora de observar o que melhorou, o que não melhorou e buscar caminhos para seguir avançando na área da infância e adolescência", afirma.

A articuladora do município de Montalvânia, Sandra Pimenta, acredita que o 2º Fórum Comunitário é uma etapa importante dentro da metodologia do Selo UNICEF. "Os Fóruns são momentos para reflexão da comunidade, entendendo que as políticas públicas devem ser executadas pelo município com  a participação da própria comunidade e esta deve saber cobrar e valorizar esse trabalho", explica.

Esta é a terceira vez que a iniciativa do UNICEF é realizada em Minas Gerais e é também a terceira participação de Montalvânia, cidade localizada no Norte do estado. Nas duas outras edições, o município melhorou os indicadores sociais na área da educação, saúde, assistência e promoção e conquistou a certificação internacional. Sandra Pimenta afirma que participar mais uma vez é uma forma de fortalecer as políticas públicas para a infância propiciando melhorias na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes residentes no município.

 

Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa que mobiliza municípios dos 11 estados do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Por meio de um diagnóstico e do monitoramento de indicadores sociais, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor a realidade das suas políticas voltadas para a infância e a adolescência. A partir desse diagnóstico, os municípios elaboraram um Plano Municipal de Ação na área da infância. Além de executar as ações previstas no Plano, os municípios tiveram que realizar atividades relacionadas à cultura, à educação e ao esporte, sendo este último opcional.

Os municípios que conseguem melhorar os indicadores sociais em um período de três anos conquistam o Selo UNICEF - certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). Na Edição 2009-2012, 123 municípios se inscreveram e 79 continuam pleiteando a certificação.

 Jordânia Furbino, coordenadora do Selo UNICEF em Minas Gerais, acompanhou as duas últimas edições da iniciativa realizadas no estado e afirma que agora é possível perceber um comprometimento maior dos municípios em realizar as atividades do Selo. "Algumas cidades participam pela 3ª vez e ainda não conquistaram a certificação, mas consideram que é interessante para o município aderir à proposta do UNICEF, pois esta contribui para a articulação da sociedade e para uma melhor estruturação dos Conselhos dos Direitos", diz. Ela também destaca que os municípios que já chegaram até esta fase, mesmo que não consigam a certificação, já conseguiram muitas conquistas na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

 

SERVIÇO

O 2º Fórum Comunitário, última etapa da Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado, será realizado por 79 municípios do Semiárido mineiro entre os dias 29 de maio e 1º de junho.

Selo UNICEF
www.selounicef.org.br

Blog do Selo Minas Gerais
oficinadeimagens.org.br/blogdoselo
 

SUGESTÕES DE FONTE

           Adriana Alvarenga  
Especialista em comunicação do UNICEF
(11) 3728 - 5701
aalvarenga@unicef.org

Jordânia Furbino
Coordenadora do Selo UNICEF em Minas Gerais
(31) 3465-6809 - (31) 97770217
jordania@oficinadeimagens.org.br

Sandra Pimenta
Articuladora do município de Montalvânia
(38) 3614-1570 / (38) 9905-4767

INFORMAÇÕES

Oficina de Imagens - Comunicação e Educação
Thais Marinho / Carolina Silveira
(31) 3465-6801 / (31) 9805-0203

Exibições: 110

Responder esta

Respostas a este tópico

Em Pedra Azul, o Fórum acontecerá no dia 29 de Maio! Diversos setores estão mobilizados para fazer o evento!!

Com certeza, se não garantirmos o Selo, avançamos na busca pela melhoria da qualidades de vida das crianças e adolescentes do nosso município...

Parabéns e força a todos os municípios que iram realizar mais esta etapa.

No município de Franciscópolis foram desenvolvidos vários projetos em defesa da criança e do adolescente nos diversos setores, o que considero mais importante.

Sou a jovem escolhida pela comissão Pró-Selo de Franciscópolis para apresentar as ações e seus resultados no 2º Fórum Comunitário, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Posso constatar que foi realizado um trabalho grandioso nas escolas municipais e os resultados são consideráveis.

Em Franciscópolis o fórum acontecerá no dia 30 de maio. Contamos com toda a sociedade para avaliar as apresentações das secretarias e contribuir com o trabalho do mediador do Selo, que  verificará se o município atingiu seus objetivos.

Responder à discussão

RSS

Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.

© 2024   Criado por Oficina de Imagens.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço