De 07 a 09 de dezembro de 2011 reuniram-se em Brasília, cerca de 60 adolescentes e jovens de 22 Estados, no III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores, com idade entre 15 e 29 anos, eles representam organizações sociais que atuam na linha de frente da defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens e pelo direito humano à comunicação no País.
O evento foi promovido pela Ong Viração Educomunicação em parceria com a Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores, que contou com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundação Friedrich Ebert, Centro de Competência em Comunicación para America Latina, Pontão de Cultura Outras Palavras: Laboratório de Mídias Livres/Agência Jovem de Notícias, Programa Geração Muda Mundo da Ashoka Empreendedores Sociais, Conselho Nacional de Juventude e Secretaria Nacional de Juventude.
O principal objetivo do encontro foi mobilizar, articular e fortalecer o movimento de adolescentes e jovens de todo o Brasil envolvidos com a temática da comunicação. Durante os três dias de reflexão e troca de experiências, os participantes debateram o papel de adolescentes e jovens sobre o direito humano à comunicação, construir os caminhos e as agendas da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores e planejar a incidência política durante a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu entre os dias 9 à 12 de dezembro na capital federal.
O ponto forte articulado e discutido em reunião prévia como propostas priorizadas pelo grupo para a Conferência Nacional ficou entre a aprovação do marco regulatório, produção de mídias livres e uso da metologia de Educomunicação.
Uma das grandes novidades desse encontro segundo a revista Viração foi a participação de adolescentes e jovens que atuam em outras redes, como a Rede pelo Direito ao Esporte Seguro, a Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro, a Rede de Adolescentes Indígenas e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente.
A Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro contou com dois representantes, Neltinha Oliveira e Bruno Vilela, havia outros participantes de Minas Gerais representando os Conselhos Virajovens que são Emília Merlini da cidade de Lima Duarte e Reynaldo de Azevedo da cidade de Lavras.
Neltinha e Reynaldo foram eleitos representantes de Minas Gerais na gestão estadual da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores e Filipe Borges do Espírito Santo e Adriélly Santos de São Paulo são os representantes eleitos da região sudeste do Brasil para a governança nacional da rede.
O desejo da adolescente Adriélly Aparecida dos Santos, da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores é “que a Rede se expanda e os participantes conheçam ainda mais o seu direito humano à comunicação.”
Fonte: www.agenciajovem.org
Tags:
Galera foi um encontro super interessante...e a participação da nossa rede foi fundamental tanto para a divulgação do nosso trabalho e tornar a nossa rede mais conhecida por outros movimentos de juventude como tambem no estabelecimento de novas parcerias...ainda esta semana estarei postando mais informações sobre o encontro e algumas propostas super legais para a nossa rede....
Bem-vindo a
Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Este deve ser um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro.
© 2025 Criado por Oficina de Imagens. Ativado por